segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A pergunta do fim-de-semana é...


Caminhando pelas ruas do bairro Menino Deus (em Porto Alegre - para o caso de aparecer algum leitor de outra localidade) neste domingo um pouco antes das 14:00 hs, um fato me chamou a atenção. O ônibus do Sport Club Internacional, levando os atletas até o Beira-Rio, passou por mim. Não, não foi o fato de o Inter ter um ônibus que me chamou atenção, ou mesmo ele estar usando uma rota que leva ao estádio. Afinal, isto seria de se esperar. O que realmente chamou a atenção é que o ônibus foi precedido pelos batedores de moto da Polícia Militar, que interditavam o trânsito para a livre passagem do dito cujo.

Então a pergunta é: alguém conseguiria dar uma explicação realmente convincente do porque jogadores de futebol terem privilégios no trânsito? A pergunta atrelada a esta é: por que parece que todo mundo acha isto perfeitamente normal? Afinal, todos (os colorados, pelo menos) que estavam na rua neste momento acenavam e "comemoravam" a passagem dos jogadores, ainda que o vidro fumê tornasse impossível enxergar quem se encontrava dentro do ônibus.

Vejam bem: este post não é para falar mal de futebol, dizer que é o "ópio do povo" ou qualquer coisa semelhante. Eu mesmo acompanho futebol.

A verdadeira questão é a do uso de espaços públicos. A rua é um espaço público, ainda que o uso intensivo de automóveis signifique uma privatização disfarçada deste espaço e que o carro a transforme cada vez mais em um simples lugar de passagem, não de convívio como deveria ser. Pois bem, não bastasse isso, ainda parece haver pessoas que tem privilégios no uso deste espaço que - repito - é público! Quando eu estou atrasado para ir ao trabalho, não aparece nenhum policial para fazer o ônibus que eu tomo até o Campus do Vale andar mais livre e rapidamente. Aliás, seria um completo absurdo que isso acontecesse.

Então... porque os jogadores de futebol tem este privilégio no uso do espaço público?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Lembre-se: mensagens ofensivas e trollagens podem ser sumariamente apagadas.