quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Bolha imobiliária: um exemplo


Alguém duvida que exista uma bolha no mercado imobiliário? Vamos pegar o exemplo do edifício que aparece na foto. Mas antes que você pergunte, não importa que prédio é este especificamente. O motivo de usá-lo como exemplo é casual; não é uma discussão sobre o edifício em si. Como este exemplo há muitos outros em Porto Alegre e também nas áreas metropolitanas brasileiras.

Voltando: em março de 2009, havia um apartamento de 3 dormitórios à venda no prédio pelo preço de R$ 270.000,00. Agora, em novembro de 2011, há outro apartamento equivalente: 3 dormitórios e, coincidentemente, no mesmo andar daquele à venda em 2009. Preço de venda atual (como aparece no site da imobiliária que - novamente - não importa qual é): R$ 550.000,00. Diferença entre estas duas épocas? "Apenas" 103%!! Em um pouco menos de 3 anos! Inflação do período? Em torno de 18%. Adivinha quem se apropria destes ganhos? Não é nem mesmo o classe média que dispõe desta quantia e vai comprar o imóvel para morar.

Pergunta que não quer calar: até quando a classe média que se diz informada e inteligente aceitará ser explorada pelo mercado imobiliário em troca de algo etéreo como Status?

Para uma continuação da discussão sobre os preços do mercado imobiliário atual, recomendo este meu post publicado há pouco tempo atrás. Voltarei em breve a este tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Lembre-se: mensagens ofensivas e trollagens podem ser sumariamente apagadas.