domingo, 1 de janeiro de 2012

A violência da moeda


Depois das orgias de gastos familiares nas festas de fim de ano e, do ponto de vista mundial, com perspectivas econômicas sombrias já que boa parte dos países em crise parecem continuar apostando no receituário neoliberal (o mesmo que os jogou na crise!), nada melhor que lembrar o começo do livro de Aglietta e Orléan, A violência da moeda.
"Os fenômenos monetários não deixam ninguém indiferente. eles intrigam e inquietam todo mundo. Por um lado, a moeda é cercada de tal aura de mistério que sua manipulação e seu estudo parecem, para o leigo, atividades esotéricas, domínios fora do alcance de sua compreensão. Por outro lado, a moeda é a realidade social que penetra mais intimamente na vida privada de cada um, que dilacera as amizades mais sólidas, que desintegra as resoluções morais mais aguerridas. Diante da face enigmática da moeda, os economistas e os políticos não estão em posição mais vantajosa que o homem comum

Os ideólogos de nossa sociedades capitalistas ocidentais tomaram partido sobre as oscilações da vida econômica. Não podendo explicá-las, fazem delas realidades familiares, como a alternância da chuva e do bom tempo. Alguns chegam até a legitimá-las, conferindo-lhes virtudes morais, quase dietéticas! Assim a recessão é um saneamento após os excessos de prosperidade, uma chamada à ordem e à razão para todos os que tiveram a imprudência de querer viver acima de seus recursos, isto é, para os trabalhadores e para os pobres. O desemprego significa tirar as gordurinhas das empresas que imprudentemente engordaram rápido demais; uma dieta severa que lhes restitui a produtividade, condição de sua saúde segundo a mais pura tradição filosófica do liberalismo ocidental.

(...)

Nossa época é vítima do retorno dos demônios monetários. mas as escolas de pensamento, herdadas do que chamamos sem rir 'a ciência econômica', são incapazes de elucidá-los."
Michel Aglietta e André Orléan. A Violência da Moeda. São Paulo: brasiliense, 1990, pág. 25-26. (original em francês publicado em 1982)

Que venha 2012!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Lembre-se: mensagens ofensivas e trollagens podem ser sumariamente apagadas.