quarta-feira, 16 de maio de 2012

De novo, a especulação imobiliária



Aproveitando a ilustre companhia de Vladimir Safatle (leia aqui) em seu artigo sobre a especulação imobiliária, volto ao assunto. O mote para Safatle foi uma reportagem da Folha de S. Paulo divulgando uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento segundo a qual 62% da população da cidade de São Paulo não tem condições de comprar casa própria. A denúncia lá é a mesma daqui: os imóveis nas grandes cidades brasileiras hoje estão com preços extorsivos, tendo triplicado em São Paulo (em Porto Alegre "só" dobrou) nos últimos quatro anos.

A subida de preços cria uma ilusão em quem já é proprietário de imóvel. É comum vermos manifestações do tipo: "nossa! Meu apartamento valorizou! Está valendo o dobro!". Onde está a ilusão? Vejamos:

Em primeiro lugar, deve ficar claro que estou me referindo àquelas pessoas que possuem somente um imóvel, usado portanto para moradia. Isto vale portanto também para uma ampla parcela da classe média, não somente aos "pobres". E, nunca é demais lembrar, a imensa maioria dos habitantes se encaixam nesta categoria (proprietários de um imóvel para moradia).

Agora vamos supor que, empolgado com a valorização, o casal João e Maria resolva trocar de imóvel. O motivo não interessa: para um apartamento maior porque acabou de nascer o segundo filho, um outro bairro, mais novo, com mais garagens (atualmente, apartamento para a classe média que se preze tem que ter pelo menos duas vagas de garagem - mas isto é assunto para outro post), etc. A partir desta premissa, já dá para adivinhar que o novo apartamento será mais caro que o original, pois todos sonham em "melhorar de vida", seja lá o que isto signifique.

Vamos agora para facilitar, dar preços fictícios aos imóveis, sabendo que em Porto Alegre os preços dobraram nos últimos três anos. Digamos que 3 anos atrás, o imóvel do casal João e Maria valia 100.000 reais. E que o imóvel "dos sonhos" do casal valia 200.000. Há pouco tempo atrás portanto, nosso casal teria que dispor (ou mais provavelmente financiar) os 100 mil de diferença.

Como sabemos que a especulação imobiliária fez os preços dobrarem, o imóvel velho do casal vale hoje 200.000 reais. Mas como o apartamento desejado também acompanhou a subida de preços, ele passa de 200 para 400 mil. Matemática simples: em 3 anos, a diferença entre os imóveis também duplica e o casal agora, ao invés de financiar 100 mil, terá que financiar 200 mil. E tem mais um detalhe que muitos esquecem: qual profissão ou categoria teve 100% de aumento salarial nos últimos 3 anos? Ou seja, a não ser que João e Maria tenham sido promovidos recentemente, seus salários não acompanharam o aumento dos imóveis. O que significa que não só terão que gastar mais para comprar o imóvel novo (de 100 para 200 mil), mas que isto terá um impacto maior no orçamento familiar, representando agora uma parcela maior dos gastos da família do que se tivessem feito a compra 3 anos atrás.

Resultado: todos, inclusive a maior parte da classe média, que pensam no imóvel (e usam) como um lugar efetivamente de moradia, perdem com a especulação imobiliária. A especulação é verdadeiramente uma extorsão, sugando recursos da grande maioria da população para o bolso de poucos.

Nestas horas, dá até para lembrar do mote que tornou o anarquista P. J. Proudhon famoso ainda no século XIX: "a propriedade é um roubo!". Pois não parece?

3 comentários:

  1. Acampanhando o seu ótimo raciocínio e, uma vez que os ganhos são proporcionais à valorização dos imóveis, a categoria dos corretores de imóveis teve reajuste de 100% nos últimos três anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, nem pensei no ponto de vista dos corretores de imóveis. De qualquer maneira deve ser lembrado que não são os corretores os principais "culpados" pela subida nos preços e sim aqueles que tem capital suficiente para adquirir e especular com vários imóveis. Aliás isto merece outro post. Qualquer hora dessas.
      P.S.: obrigado pela dica do vídeo sobre Recife. Não conhecia.

      Excluir
  2. Sobre o tema, sugiro o video http://vimeo.com/40913933 ou postado no http://docverdade.blogspot.com.br/.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui. Lembre-se: mensagens ofensivas e trollagens podem ser sumariamente apagadas.