terça-feira, 20 de novembro de 2012

Porto Alegre antiga - Acervo do IBGE

Como se já não bastasse a quantidade quase infinita de dados censitários, geográficos e econômicos disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, do acervo de mais de 80.000 fotos da biblioteca existem 22.079 disponíveis on-line. Boa parte do acervo foi constituído num período em que o IBGE promovia saídas de campo e financiava excursões de estudo sobre a realidade brasileira. Aliás, nesta época também editava duas revistas sobre geografia (o Boletim Geográfico e a Revista Brasileira de Geografia) e mantinha vários pesquisadores geógrafos em seus quadros. Para lembrar apenas de um, posso citar Roberto Lobato Corrêa.

Hoje, como dá para imaginar, este papel ficou com as Universidades. Felizmente este riquíssimo acervo pode não só ser conferido na biblioteca física, mas no site. Link aqui.

E algumas fotos de Porto Alegre como amostra do que pode ser encontrado lá:


Vista em direção ao guaíba

Vista parcial com início de verticalização

Porto Alegre bucólica: casario antigo

Vista da Borges de Medeiros

Vista da Rodoviária nova

Chegando em Porto Alegre...

Av. Farrapos

Av. Independência

R. Ramiro Barcelos

r. General Portinho

Antiga rua Avaí

Residência no bairro Petrópolis

Por fim, deixando Porto Alegre: BR 116 um pouco depois de passar a "ponte nova" sobre o Guaíba, em direção à cidade de Guaíba.

As fotos estão sem data porque não consta esta informação no acervo disponível on-line. Assim como também não aparecem os autores das fotografias.

P.S.: ainda existem Geógrafos no IBGE. O que mudou foi que aos poucos a expansão do sistema universitário assumiu boa parte da pesquisa de cunho mais acadêmico.

2 comentários:

  1. Somente uma correção, provavelmente na hora de editar houve a troca de legendas. Onde se lê "Antiga rua Avaí" o correto é "Rua Gen. Portinho".
    E onde se lê "r. General Portinho" o correto é "Rua Avaí".
    Parabéns pelo blog (novas fotos antigas) na rede.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui. Lembre-se: mensagens ofensivas e trollagens podem ser sumariamente apagadas.