quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aeromóvel até o BarraShopping??


Notícia na imprensa gaúcha:
"A Trensurb assinou ordem de serviços de prestação de consultoria, nesta quinta-feira, para a elaboração de um estudo de demanda para uma linha de Aeromóvel na zona Sul de Porto Alegre. O trajeto previsto soma 9,3 quilômetros de extensão e 10 estações, conectando a Estação Rodoviária às imediações do Hipódromo do Cristal. O custo da obra é estimado em mais de R$ 300 milhões se a base de referência for o custo de R$ 33 milhões por quilômetro construído no aeromóvel do Aeroporto Salgado Filho. 

O estudo deve levar em consideração as alternativas de transporte disponíveis e a forma de financiamento do projeto, que pode ser executado via Parceria Público Privada (PPP), segundo o chefe do Setor de Planejamento e Projetos de Mobilidade Urbana da Trensurb, Euclides Reis. “É um pontapé inicial para um estudo maior. Com base nisso é que poderemos detalhar custos e dificuldades de implantação. Não posso adiantar valores mais precisos”, ressaltou. 

Os estudos devem ser concluídos em aproximadamente 30 dias. O projeto vai ser elaborado pela Matricial Engenharia Consultiva com a colaboração de técnicos da Trensurb e Empresa Pública de Transporte e Circulação (PTC). O valor do contrato de prestação de consultoria é de R$ 22 mil. 

Já o aeromóvel que liga o Aeroporto e a estação Aeroporto do Trensurb está com 90% da construção pronta. Ainda assim, a obra deve ser entregue somente no primeiro semestre de 2013. Com menos de 1 quilômetro de extensão, teve início em agosto do ano passado." (Correio do Povo – link aqui)
Perguntinha rápida: quem sabe ao invés de fazer um estudo sobre a viabilidade de estender o Aeromóvel ao BarraShopping Sul (afinal, é disto que se trata), não se faz um estudo sobre rotas viáveis para o Aeromóvel em toda a cidade? Neste sentido: quais rotas teriam demanda para que o Aeromóvel possa complementar o sistema de ônibus existente? Por que não estudar a rota pela Ipiranga até a PUC ou mesmo o Campus do Vale da UFRGS como propôs recentemente um candidato “nanico” à prefeitura de Porto Alegre? Por que esta rota especificamente?

Não precisam me pagar os R$ 22.000,00 de consultoria para que eu responda (e não é necessário nenhum estudo detalhado): com certeza há rotas melhores do que esta, onde circula mais gente e passa por áreas mais povoadas.

Aliás, não estaria na hora de começar a ser divulgado estudos sobre como ficará Porto Alegre com a implantação dos BRTs?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Lembre-se: mensagens ofensivas e trollagens podem ser sumariamente apagadas.