quarta-feira, 14 de maio de 2014

O pânico dos conservadores por causa de um livro


Ainda nem apareceu em português, mas o novo livro do francês Thomas Piketty já está dando o que falar também no Brasil. E isto que por falta de acesso aos dados sobre a riqueza do topo da pirâmide brasileira, nosso país não foi incluído nas análises do livro.
A tese é velha mas profundamente documentada e provada: o neoliberalismo está concentrando riqueza e, mais importante, que o aumento da riqueza do topo não vem de atividades produtivas, mas sim puramente de herança e rendimentos financeiros.

Para ler um comentário do Prêmio Nobel Paul Krugman, siga por aqui (texto que deu origem a este post). Aliás, por que quase não se vê na Geografia discussão de suas propostas e pesquisas sobre a "Nova geografia econômica"? Mistérios.

De qualquer maneira, vejam o trecho inicial da análise do link acima:
"O novo livro do economista francês Thomas Piketty, “O capital no século XXI”, é um prodígio de honestidade. Outros livros de economia foram um sucesso nas vendas, mas diferentemente da maioria deles, a contribuição de Piketty tem uma séria erudição, capaz de mudar a retórica. E os conservadores estão aterrorizados.Por isso, James Pethokoukis, do American Interprise Institute, adverte na revista “National Review” que o trabalho de Piketty precisa ser refutado porque, do contrário, “se propagará entre a clerezia e dará nova forma ao cenário da economia política em que serão travadas todas as futuras batalhas sobre política”.Pois bem, lhes desejo boa sorte nesta empreitada. Por enquanto, o que de fato surpreende no debate é a direita parecer incapaz de organizar qualquer tipo de contra-ataque significativo à tese de Piketty."
Para um comentário sobre as dificuldades de Piketty em conseguir os dados brasileiros, veja a seguinte reportagem:
Diário do Centro do Mundo

A equipe de economistas e pesquisadores de Piketty tem um site com dados levantados durante a feitura do livro e que promete, para breve, informações para mais 50 países - incluindo o Brasil. Para quem quiser dados de deixar os conservadores num debate quase sem ter o que falar, a não ser espumar, aqui está:
The World Top Incomes Database

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui. Lembre-se: mensagens ofensivas e trollagens podem ser sumariamente apagadas.